O Projeto Socioambiental/educativo “Eu Passarinho”, tem sua proposta elaborada pela Associação Ambientalista Pimentão (AAP), cujo intento enquanto Associação Ambientalista é o de promover a conservação de áreas naturais, como os remanescentes de Mata Atlântica, morada natural de inúmeras espécies de plantas e animais e que lamentavelmente segue sendo afligida devido à constante degradação ambiental e desmatamentos, tendo como saldo negativo poucos resquícios de sua vegetação original, colocando em risco inúmeras espécies de animais, como o Saltator fuliginosus, ave popularmente conhecida pela população local como pimentão ou bico-de-pimenta.
Partindo do entendimento de que as aves são necessárias para a manutenção das florestas, para a proteção, a conservação e melhoria na qualidade ambiental, a atividade de passarinhar através do projeto torna possível dialogar com crianças e adolescentes sobre estas questões ambientais, contribuindo significativamente para uma mudança positiva de atitudes, onde compreende-se os limites ecológicos e passa-se a respeitá-los.
Para além das informações objetivas, o projeto busca se diferenciar pela proposta que conta com um repertório de atividades recreativas e pedagógicas, que proporcionarão para estas crianças e adolescentes momentos de trocas, partilhas e estabelecimento de laços afetivos/construtivos com colegas, colaboradores e principalmente com a própria natureza. É nesse universo de asas, cores e cantos que vemos uma possibilidade de conciliar conservação ambiental e vivências gratificantes/expressivas para estas crianças e adolescentes que se encontram em vulnerabilidade social.
É por intermédio da Educação Ambiental que se objetiva aprimorar e orientar ações que sejam ambientalmente adequadas frente a essas questões ambientais, de modo que alguns valores possam ser reavaliados e medidas mais cidadãs possam ser alcançadas, o que resulta em uma tomada de atitude mais correta em prol do meio ambiente.
Em colaboração com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município de Rio do Sul, o projeto pretende contemplar cerca de 372 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco social. Dentro deste contexto, o objetivo maior do Projeto “Eu Passarinho” é viabilizar a aproximação das crianças e adolescentes com a natureza, através do Passarinhar (observação de aves). Esta atividade consiste em apreciar, avistar, registrar, as aves observadas sejam em trilhas, florestas, parques ou até mesmo no próprio quintal de suas casas. São vários os benefícios advindos, como o despertar da curiosidade, o olhar acurado, o ouvir atento, etc., bem como uma melhora nas capacidades de atenção, concentração e memória.
PARCEIROS DO PROJETO
UNIDAVI – Rio do Sul (SC)
Associação Ambientalista Pimentão – Laurentino (SC)
DADOS DA PROPOSTA
Público Alvo:
Crianças e adolescentes que frequentam os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social de Rio do Sul.
Área de Atuação:
Assistência Social e Educação Ambiental
Locais de Atuação do Projeto: Centros de Referência de Assistência Social – CRAS
CRAS Barragem
CRAS Progresso
CRAS Central
CRAS Santa Clara
CRAS Santa Rita
Valor Solicitado: (Até R$ 30.000,00)
Fonte de Financiamento:
FIA – Fundo para Infância e Adolescência