Espécie rara é reintroduzida na Cachoeira da Magia, em Rio do Sul

Espécie rara foi redescoberta no local, onde permanece a população original e de onde partiram as sementes para sua conservação.

No dia 22 de janeiro foram plantadas mudas de uma espécie rara e ameaçada de extinção, a Nicotiana azambujae, na Cachoeira da Magia, em Rio do Sul. A ação teve como objetivo promover a conservação in situ, estratégia que busca recuperar populações de espécies diretamente em seus ambientes naturais de ocorrência.

Por muitos anos, acreditava-se que a Nicotiana azambujae estivesse extinta. No entanto, a espécie foi redescoberta durante uma das saídas de campo do Projeto Biodiversidade do Alto Vale do Itajaí, pelo botânico Luis Adriano Funez. Na ocasião, foi identificada uma pequena população composta por apenas nove indivíduos, evidenciando o alto grau de ameaça e a urgência de ações de conservação.

A partir desse reencontro, alguns frutos contendo sementes foram coletados de forma criteriosa. As sementes germinaram no Horto Florestal da Unidavi, onde foram produzidas cerca de 150 mudas da espécie. Parte dessas mudas foi destinada à conservação ex situ, enquanto outra parte foi utilizada na reintrodução in situ, como a realizada na Cachoeira da Magia, fortalecendo a recuperação da população natural da planta.

A iniciativa integra o Projeto Plantas Raras, desenvolvido pelo Horto Florestal da Unidavi, e conta com a atuação do biólogo Robson Carlos Avi, do botânico Luis A. Funez, além do apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), da Prefeitura de Rio do Sul, da Associação Ambientalista Pimentão e do Ministério Público de Rio do Sul.

Juntos Pela Natureza

Conecte-se, inspire-se e faça a diferença