Evento integrou a programação do Junho Verde 2025 e promoveu a troca de experiências entre escolas, instituições e projetos de educação ambiental em Rio do Sul
Entre os dias 09 e 13 de junho, a Associação Ambientalista Pimentão esteve presente na 1ª Mostra de Educação Ambiental – Verde Saber, promovida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Rio do Sul.
A proposta da mostra foi aproximar escolas, instituições e a comunidade de diferentes iniciativas de educação ambiental, promovendo a troca de experiências, o acesso a conteúdos socioambientais e a valorização das ações locais.
Ao longo dos cinco dias de programação, cerca de 2.000 alunos passaram pela mostra, participando de diferentes atividades educativas e interativas.
A Pimentão apresentou dois de seus projetos: “Asas, Cores e Cantos” e “Bromélias – Vida Entre as Folhas”, levando ao público conhecimento, sensibilização e interação com a natureza.
No projeto “Asas, Cores e Cantos”, os participantes puderam conhecer as aves da avifauna regional, entender sua importância ecológica e vivenciar uma prática de observação com o uso de binóculos, experimentando na prática a arte de observar aves.
Já no projeto “Bromélias – Vida Entre as Folhas”, o foco foi apresentar a importância ecológica das bromélias e toda a vida que existe entre suas folhas. Por meio do uso de microscópios, os participantes puderam observar de perto pequenos organismos que vivem no interior dessas plantas, como larvas, microinvertebrados e outros seres que compõem esse microecossistema.
A 1ª Mostra de Educação Ambiental – Verde Saber representou um marco para a educação ambiental em Rio do Sul, promovendo o encantamento, a reflexão e o engajamento de crianças, educadores e comunidade em torno da preservação ambiental.


