Espécie reforça importância das áreas úmidas como refúgios de biodiversidade no Alto Vale do Itajaí
O Jardim Botânico Municipal de Rio do Sul segue revelando a riqueza da fauna local. Recentemente, foi registrada a presença do frango-d’água-azul (Porphyrio martinica), uma ave típica de áreas úmidas que reforça a importância dos ambientes alagados como refúgios de biodiversidade no Alto Vale do Itajaí.
A espécie mede cerca de 35 cm, com envergadura entre 50 e 55 cm, podendo pesar até 305 g nos machos e 291 g nas fêmeas.
O frango-d’água-azul tem dieta predominantemente vegetal, alimentando-se de folhas, sementes e flores, mas também consome pequenos vertebrados, ovos e caramujos aquáticos. Vive em pântanos, lagos com margens alagadas e arrozais inundados, caminhando com leveza sobre vegetação flutuante. Nada pouco, evita grandes áreas abertas de água e, quando voa, estica as longas pernas para trás. É uma espécie migratória e costuma desaparecer do sul do Brasil durante o inverno.
Constrói ninhos espaçosos em áreas pantanosas, pouco acima da água, onde deposita de 4 a 8 ovos de coloração creme com pintas marrons e roxo-claro.
O frango-d’água-azul ocorre em grande parte do continente americano, desde o sudeste dos Estados Unidos até o norte da Argentina, incluindo todo o Brasil.
O registro realizado por Elisandra Dias Peiker evidencia o papel do Jardim Botânico Municipal de Rio do Sul como área de refúgio e conexão ecológica para a fauna regional.
Fonte das informações da espécie
WikiAves – ficha da espécie Porphyrio martinica

