Museu de História Natural de Laurentino

Museu de História Natural de Laurentino

O Museu de História Natural de Laurentino é um espaço que preserva e apresenta a riqueza do patrimônio natural e histórico do Alto Vale do Itajaí. Sua criação foi fruto de uma parceria entre a Associação Ambientalista Pimentão, o Conselho Municipal do Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal de Laurentino, a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI) e o Fórum da Comarca de Rio do Oeste, com o objetivo de proporcionar um local de conhecimento e valorização das riquezas da região.

O projeto de construção teve início em 2015, e no dia 8 de novembro de 2019, o Museu foi oficialmente inaugurado, tornando-se um ponto de referência cultural e ambiental para a comunidade.

O acervo do Museu de História Natural é composto por coleções que revelam a diversidade e a história da região, incluindo materiais:

  • Arqueológicos, que destacam os vestígios das populações que habitaram o Alto Vale do Itajaí;
  • Paleontológicos, com registros de fósseis que narram a evolução da vida ao longo de milhões de anos;
  • Faunísticos e Florísticos, representando a rica biodiversidade local, incluindo espécimes da Mata Atlântica;
  • Geológicos, que expõem formações rochosas e minerais característicos da região.

 

O espaço oferece uma oportunidade única para que visitantes de todas as idades conheçam e valorizem a história natural e cultural do Alto Vale do Itajaí, despertando a consciência ambiental e o respeito pelo meio ambiente.

O Museu de História Natural de Laurentino é mais do que um local de exposição: é um ponto de encontro entre passado, presente e futuro, promovendo conhecimento, preservação e conexão com as riquezas naturais e culturais do nosso território.

COMUNICADO (2025)

Informamos que, ao longo do ano de 2025, o Museu de História Natural de Laurentino passará por um processo de realocação de espaço, visando melhorias para atender ao público com mais conforto e qualidade. Durante esse período de transição, parte do acervo do museu será exposta no Casarão Histórico do Jardim Botânico de Rio do Sul.

Essa parceria tem como objetivo garantir que a comunidade e os visitantes continuem a ter acesso a esse importante patrimônio cultural e científico, mesmo enquanto o museu se reorganiza. Agradecemos a compreensão de todos e convidamos a população a prestigiar a exposição no Jardim Botânico, fortalecendo o vínculo com a nossa história e natureza.

Endereço: Estrada geral Ribeirão Albertina – Albertina, Rio do Sul – SC, 89167-655.

Categorias de Projetos

Conhecer outros Projetos

Projeto Área Verde

Justificativa O crescimento desordenado dos centros urbanos afeta negativamente a qualidade ambiental dos espaços públicos, diminuindo a qualidade de vida

Saber mais

Juntos pela natureza

Conecte-se, inspire-se e faça a diferença