Pimentão Alto Vale recebe visita do CRAS de Rio do Oeste para atividades de educação ambiental em Laurentino

Atividades contemplaram educação ambiental, biodiversidade da Mata Atlântica e patrimônio paleontológico na RPPN Paleotoca Serra Laurentino

No dia 23 de abril, a Associação Ambientalista Pimentão recebeu a visita do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Rio do Oeste, para a realização de visitas guiadas aos espaços ambientais e turísticos de Laurentino.

As atividades incluíram a visita ao Centro de Educação Ambiental Mario Preis, espaço que oferece estrutura para palestras, oficinas e atividades ao ar livre, como observação de aves e identificação de espécies vegetais da Mata Atlântica. O local conta ainda com um bromeliário e uma casinha de insetos, ambos utilizados como instrumentos de educação ambiental.

O grupo também conheceu o Parque Paleontológico José Loreno da Cunha, onde estão preservados vestígios de uma preguiça-gigante da megafauna pré-histórica. O principal destaque do parque é a toca subterrânea, possivelmente escavada pelo animal durante o período pré-histórico, evidenciando o valor paleontológico da área.

Por fim, os visitantes percorreram a Trilha do Xaxim-Bugio, localizada na RPPN Paleotoca Serra Laurentino, que atravessa um trecho de Mata Atlântica bem conservada. A trilha homenageia o xaxim-bugio (Dicksonia sellowiana), uma samambaia arbórea nativa e ameaçada de extinção, observável ao longo do percurso.

A atividade teve como objetivo fortalecer ações de educação ambiental e promover o conhecimento sobre a biodiversidade e o patrimônio natural da região.

Juntos Pela Natureza

Conecte-se, inspire-se e faça a diferença